Loading...
 

Research, Development, and Innovation Projects


Modernização do Padrão Brasileiro de Assinatura Digital na ICP-Brasil (ITI, 2021 - 2023)
Contact: Prof. Jean Martina (LabSEC)

Modernização da tecnologia de geração e verificação de assinaturas digitais no âmbito do Padrão Brasileiro de Assinatura Digital (PBAD) da ICP-Brasil, com a implementação de suporte a algoritmo criptográfico resistente a computadores quânticos e do formato de assinatura JSON nos Códigos de Referência do PBAD, bem como a manutenção e aprimoramento contínuo dos sistemas e aplicações que fazem parte dos Códigos: Assinador de Referência, Verificador de Conformidade, Gerenciador de Políticas de Assinaturas (PAs), Gerenciador de Listas de Prestadores de Serviço de Confiança (LPSCs) e Verificador de Conformidade na versão mobile.


Assinaturas Eletrônicas Avançadas no Governo Federal Brasileiro (ITI, 2021 - 2023)
Contact: Prof. Jean Martina (LabSEC)

A Lei Nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, instituiu no Brasil o conceito de Assinaturas Eletrônicas Avançadas. Estas assinaturas caracterizam-se por usar técnicas e algoritmos criptográficos de forma que a assinatura eletrônica opere sob o controle exclusivo do signatário e o associe ao documento de maneira unívoca, permitindo a detecção de qualquer modificação posterior. Se distinguem das Assinaturas Eletrônicas Qualificadas por não estarem necessariamente atreladas à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, porém possuem requisitos similares de confiabilidade e segurança. Essas características tornam as Assinaturas Eletrônicas Avançadas interessantes para aumentar a agilidade e economicidade nas comunicações entre cidadãos e entes públicos, sem que haja prejuízo nos níveis de confiabilidade e segurança. Através do Decreto Nº 10.543, de 13 de novembro de 2020, o ITI foi incumbido da responsabilidade de fornecer um conjunto de serviços para operacionalizar as assinaturas eletrônicas avançadas, viabilizando toda a infraestrutura necessária para a comunicação dos cidadãos brasileiros com o governo federal através de documentos assinados digitalmente usando assinaturas eletrônicas avançadas. Outrossim, a Secretaria de Governo Digital (SGD), vinculada ao Ministério da Economia, através do Ofício nº 295598/2020/ME, de 27 de novembro de 2020, solicitou ao ITI posicionamento a respeito da possibilidade de parceria estratégica, na qual o ITI produza a tecnologia e os serviços de assinatura eletrônica e o Executivo Federal concentre-se na integração dos serviços e políticas federais, ao que o ITI respondeu positivamente através do Ofício nº 171/2020/GABIN/PRESIDÊNCIA-ITI, de 04 de dezembro de 2020. Em contrapartida, a Universidade Federal de Santa Catarina possui um conjunto de ferramentas já desenvolvidas em conjunto com o ITI, softwares, expertise na área de criptografia, em particular, (i) na criação de Autoridades Certificadoras Raízes; (ii) na criação de Autoridades Certificadoras Intermediárias; (iii) na emissão de certificados para usuários finais; (iv) na produção de documentos assinados digitalmente; e (v) verificação e validação de documentos assinados digitalmente. O regramento das Assinaturas Eletrônicas Avançadas exige o uso dessas tecnologias de assinatura digital e de construção de Autoridades


Aprimoramento da Metodologia para o Acompanhamento e Avaliação dos Cursos do Eixo Articulação e Fortalecimento do programa NOVOS CAMINHOS (SETEC/ME, 2020 - 2024)
Contact: Prof. Jean Martina (LabSEC)

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério de Educação e Cultura (MEC) vêm desenvolvendo ações visando o aprimoramento, ampliação e consolidação da oferta de educação profissional, presencial e a distância, visando a expansão e a interiorização da educação profissional e tecnológica de qualidade no país. Dentre as principais ações desenvolvidas, destaca-se o Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS), o qual possibilita a identificação das potencialidades e fragilidades na oferta de cursos. O SAAS armazena resultados de avaliações, em nível nacional, de cursos, polos e disciplinas dos cursos técnicos do PRONATEC/Bolsa-Formação. Além de contar com um módulo para acompanhar os egressos e outro módulo para auxiliar na prevenção da evasão. O Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos (SAAS) inicialmente teve como finalidade ser uma ferramenta de suporte à gestão e docência das instituições integrantes da Rede e-Tec Brasil. Foi desenvolvido em 2010 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a SETEC, com recursos financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


Usabilidade em cerimônias da ICP-Brasil (ITI, 2019 - 2023)
Contact: Prof. Jean Martina (LabSEC)

Este projeto de Pesquisa, tem por objetivo realizar estudos em prol de novos conhecimentos para o aprimoramento de cerimônias em lote para a ICP-Brasil, realizadas pelo conjunto de Sistemas de Gerenciamento de Certificados Digitais, SGC, composto por Ywapa, Ywyra, Hawa e Yba, com o intuito de diminuir o tempo de execução dessas cerimônias além de contribuir para a usabilidade dos Softwares relacionados a gestão de autoridades Certificadoras e Registradoras. Objetivo Geral do Aditivo - Solicitado pelo ITI, tem como propósito acrescentar aos estudos que estão sendo realizados: *Pesquisas relacionadas ao impacto de usabilidade em emissões de certificados para usuários finais com a possível integração do HAWA com o GOV.BR, adaptações serão propostas visando esta integração e testes serão realizados, utilizando-se dados pré validados pelo governo federal através deste portal.


Prestação de Serviço de Suporte para Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil (AC-DIGITAL, 2020 - 2025)
Contact: Prof. Jean Martina (LabSEC)

Este projeto tem por objetivo realizar a Prestação de serviço de suporte ao colocation em ambiente seguro em relação à Sala Cofre UFSC e de realizar a operação de equipamentos e softwares especializados para Autoridades Certificadoras - ACs de primeiro nível da ICP-Brasil, dentro do ambiente físico e lógico das Salas Cofre da UFSC e da Celepar/PR, subordinada a aprovação pela auditoria de Credenciamento das Entidades Integrantes da ICP-Brasil prevista na versão vigente do DOC-ICP-03. Esse projeto será realizado em conjunto, Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) e a Coordenadoria de Certificação Digital (CCD) que é o setor responsável por manter o ambiente seguro de alta disponibilidade (sala cofre) na UFSC.


Gateway Seguro para a Internet das Coisas Industriais (FAPESP / Kryptus, 2021 - 2023)
Contact: Prof. Antônio Augusto Fröhlich (LISHA)

O projeto Gateway Seguro para a Internet das Coisas Industriais tem como objetivo contribuir com o avanço do estado-da-arte na área de comunicação segura para Internet das Coisas Industriais (IIoT), focando nos gateways que conectam máquinas e equipamentos industriais à Internet e com a Cloud. O projeto investigará mecanismos para aumentar a confiabilidade de tais gateways no contexto do isolamento arquitetural provido por Trusted Execution Environments, de ferramentas de verificação de código e de técnicas de tolerância a falhas como replicação e diversidade. Investigará também mecanismos para detectar o eventual comprometimento de gateways, combinando protocolos de verificação da integridade dos dados enviados por dispositivos da IIoT para a Cloud com sistemas não-invasivos de monitoramento de execução capazes de detectar comportamentos anômalos dos gateways. O projeto será validado através de uma implementação de prova de conceito, integrando os componentes desenvolvidos, que será avaliada em termos de desempenho e de eficiência energética. Será também validado em termos de escalabilidade através de simulações. A segurança da solução será avaliada em termos de robustez, taxa de acerto, taxa de falso positivo.


Sistema Inteligente de Aquisição e Análise de Dados para Controladores Automotivos (Rota 2030, 2021 - 2023)
Contact: Prof. Giovani Gracioli (LISHA)

Automóveis modernos possuem de 30 à mais de 100 Unidades de Controle Eletrônicas (ECUs) que são responsáveis pelo controle de diversas funcionalidades do veículo, como motor, freios e assistência/segurança ao motorista. Antes do lançamento de um novo modelo ou atualização de um automóvel, as empresas realizam uma série de testes de rodagem para garantir que não há defeitos nos controladores. Tais testes utilizam ECUs de desenvolvimento para permitir a retirada de dados do controlador para posterior análise e detecção de falhas. A empresa Renault, parceira deste projeto, por exemplo, realiza testes que rodam cerca de 30 mil km em até 6 semanas para cada novo modelo ou atualização. Há três problemas principais encontrados durante os testes: (i) ECUs de desenvolvimento possuem um módulo eletrônico acoplado a elas responsável pela retirada dos dados. Esse módulo tem um alto custo e é produzido por empresas estrangeiras (como a ETAS por exemplo); (ii) motoristas terceirizados executam os testes de rodagem e, muitas vezes, não cumprem o trajeto e as normas estabelecidas. Assim, todos os dados coletados durante os testes são perdidos; e (iii) não há transmissão em tempo real dos dados coletados nas ECUs, o que atrasa a detecção de falhas. Desta forma, o objetivo deste projeto é criar um sistema inteligente para aquisição e análise dos dados dos controladores. O sistema será composto por um componente eletrônico acoplável às ECUs de desenvolvimento e permitirá a coleta e transmissão dos dados em tempo real. Uma vez transmitidos para um servidor, os dados serão analisados usando técnicas de inteligência artificial (IA) para detectar anomalias. Os resultados esperados são a nacionalização e redução do custo dos componentes eletrônicos de ECUs de desenvolvimento, melhora na detecção de anomalias durante a fase de testes dos veículos e melhora na autonomia e segurança (safety) dos veículos através de calibragens avançadas combinadas com algoritmos de Inteligência Artificial


Serviço de Desenvolvimento de PoC de Detecção de Falhas da Função-Geração baseada em Dados Coletados em Plataforma Cloud e em Workflows de Machine Learning (AQTech, 2020 - 2023)
Contact: Prof. Antônio Augusto Fröhlich (LISHA)

O projeto proposto realizará pesquisa aplicada em parceria com a empresa AQTech para o desenvolvimento de soluções de Detecção de Anomalias em Hidrogeradores utilizando técnicas de Inteligência Artificial no paradigma da Internet das Coisas (IoT). A AQTech tem experiência na monitoração de sistemas elétricos, principalmente geradores, tanto centralizados quanto distribuídos. A monitoração desses sistemas geradores em tempo real permite um acompanhamento por parte das empresas que os operam, visando principalmente a continuidade da operação com qualidade. O acompanhamento do monitoramento por especialistas de domínio da AQTech permite que problemas maiores sejam evitados, pois, ao identificarem qualquer anomalia, podem acionar manutenção preditiva e auxiliar as operadoras no escalonamento de eventuais falhas. Sintonizada com os avanços tecnológicos, a AQTech passou a monitorar geradores seguindo o paradigma de IoT, com inúmeros sensores adicionais e uma coleta de dados com alta resolução. Além disso, a empresa está consciente de que, grande parte do conhecimento de domínio de seus especialistas pode ser absorvida por sistemas de Inteligência Artificial através de técnicas de Machine Learning. Neste contexto, o LISHA se propõe a aplicar o conhecimento adquirido com a execução de inúmeros projetos de Sistemas Embarcados conectados a Internet desdes 2001. Atualmente, o LISHA possui uma Plataforma de IoT (https://iot.ufsc.br) refinada ao longo dos anos para suportar pesquisas aplicadas similares à proposta pela AQTech. Em particular, este projeto enfatizará sinais acústicos produzidos pelos hidrogeradores em complemento ao dados sensoriais típicos (e.g. temperatura, pressão, vibrações) e operacionais (e.g. tensão, corrente, fases) objetivando modelar uma solução menos invasiva.


Estudo de Usabilidade de Assinaturas Digitais em Objetos Metrológicos (INMETRO, 2021 - 2022)
Contact: Prof. Thais Bardini (LabSEC)

A revenda de combustíveis automotivos é uma atividade econômica essencial que movimenta bilhões de reais anualmente. Um grave e persistente problema que assola esse mercado bilionário tem a ver com as fraudes praticadas nas bombas de combustíveis. Por exemplo, elas podem ser adulteradas para fornecer um volume menor que aquele esperado pelo consumidor. Para solucionar tal problema, o Instituto Nacional de Metrologia propôs um dispositivo antifraude a ser embarcado nas bombas de combustível que permitirá aos consumidores verificar a quantidade de combustível fornecida e denunciar eventuais irregularidades via aplicativos móveis, comunicação sem-fio e assinaturas digitais. Entretanto, um problema em aberto é a ausência de meios de usar assinaturas digitais de modo transparente para o consumidor e simultaneamente atender às limitações computacionais de dispositivos embarcados. Portanto, este projeto de pesquisa objetiva preencher tal lacuna, investigando a combinação entre comunicação sem-fio e assinatura digitais leves para dispositivos antifraude embarcados e aplicativos móveis. Como resultados, esperam-se produzir conhecimento que viabilize o desenvolvimento de uma solução antifraude operacional, bem como treinar alunos de graduação e pós-graduação científica e tecnicamente nos assuntos envolvidos neste projeto.


Unidade EMBRAPII Move (EMBRAPII, 2022 - 2025)
Contact: Prof. Rodrigo de Souza Vieira (LAR)


Plataforma Robotizada Reconfigurável e Autopropelida para Transporte de Transformadores em Espaços de Difícil Acesso (CELESC, 2019 - 2023)
Contact: Prof. Rodrigo de Souza Vieira (LAR)